Pedro Vasconcelos Blog

Mais exercícios de normalização

Aeroporto da Portela

Aeroporto PortelaO aeroporto da Portela resolveu criar um novo sistema de bases de dados. Para tal começou por organizar a informação sobre os aviões que “frequentam” o aeroporto.

Cada avião tem um número de registo, e um modelo específico.
O aeroporto pode acolher um certo número de modelos de aviões, e cada modelo tem um código de modelo (ex. DC-10, A320), bem como uma capacidade e um peso.
Um certo número de técnicos trabalham no aeroporto. É necessário guardar o seu nro. de C.C., endereço, nro. de telefone e salário.
Cada técnico é perito num ou mais modelos de aviões, e vários técnicos podem ser peritos em modelos iguais.
Os controladores aéreos necessitam de ser sujeitos a um exame médico anual. Para cada controlador é necessário guardar a data do seu exame mais recente.
Todos os empregados do aeroporto (incluindo os técnicos) pertencem a um sindicato. É necessário guardar o nro. de membro para cada empregado. Pode-se assumir que cada empregado é identificável pelo seu nro. de C.C..
O aeroporto tem um certo número de testes que são usados periodicamente para verificar o estado dos aviões. Cada teste tem um número atribuído pela Associação Nacional de Aeroportos (ANA), bem como um nome e uma pontuação máxima.
A ANA exige que o aeroporto mantenha informação sobre cada vez que um avião é sujeito a um determinado teste por um determinado técnico. Para cada teste efectuado, a informação a guardar é a sua data de efectuação, o número de horas gastas pelo técnico, e a pontuação obtida pelo avião.
Desenhe o diagrama de entidade-relação para este problema.

Fonte: http://www.dcc.fc.up.pt/~ltorgo/Ensino/madsad/bdp/ex3.html

Possível solução:

Solucao1 - ER

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *